banner viana
assembleia legislativa
prefeitura de vila velha

Majeski decide o partido pelo qual vai disputar as eleições

Determinado a tentar voltar para a Assembleia Legislativa nas eleições deste ano, o ex-deputado estadual Sergio Majeski definiu o partido ao qual vai se filiar para poder voltar a se candi

Por Fabricio Rodrigues em 03/02/2026 às 04:01:07
O afunilamento com o MDB

O afunilamento com o MDB

Determinado a tentar voltar para a Assembleia Legislativa nas eleições deste ano, o ex-deputado estadual Sergio Majeski definiu o partido ao qual vai se filiar para poder voltar a se candidatar. Majeski decidiu entrar no Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A filiação foi praticamente selada em conversa com o vice-governador Ricardo Ferraço, presidente estadual da legenda, na manhã desta segunda-feira (2).

O anúncio deve ser feito por Majeski nos próximos dias. Antes, o ex-deputado quer comunicar sua decisão ao prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, presidente estadual do PSDB desde o início de dezembro. É o único detalhe que falta. Após assumir o comando do partido no Espírito Santo, Arnaldinho chegou a convidar Majeski para voltar ao PSDB. Majeski, porém, optou pelo MDB.

Professor de Geografia, Majeski exerceu dois mandatos seguidos na Assembleia Legislativa, entre 2015 e 2022. Sua primeira eleição, em 2014, foi pelo PSDB. A segunda, em 2018, pelo PSB. Sua atuação parlamentar ficou marcada pela independência e pelo senso crítico aguçado.

Em seu primeiro mandato, seu partido (o PSDB) era da base do então governador, Paulo Hartung. Mas isso não o impedia de fazer frequentes críticas ao governo, principalmente no campo educacional. No segundo mandato, ele era do partido do governador Renato Casagrande (o PSB), mas também não deixava de subir à tribuna para apontar problemas.

Em 2022, de volta ao PSDB, Majeski arriscou um passo maior: foi candidato a deputado federal, mas não conseguiu se eleger. Assim, ficou sem mandato. No começo de 2023, aceitou convite do ex-colega Marcelo Santos, presidente da Assembleia Legislativa, para dirigir a Escola do Legislativo. Hoje, é o diretor do espaço institucional.

Em 2024, Majeski teve rápida passagem pelo PDT. Tentou ser candidato a prefeito de Vitória, mas, poucos meses após a filiação, desligou-se do partido e desistiu da pré-candidatura, alegando falta de apoio por parte da direção da sigla, comandada no Espírito Santo pelo então prefeito da Serra, Sérgio Vidigal.

No ano passado, Majeski anunciou sua decisão de voltar a se candidatar a deputado estadual. Recebeu convites de várias legendas. Hoje muito próximo politicamente de Marcelo Santos, o ex-deputado chegou perto de se filiar ao União Brasil, a convite do presidente da Assembleia. Marcelo preside o União no Espírito Santo desde agosto de 2025.

O professor também foi convidado no ano passado, pelo deputado estadual Vandinho Leite, para voltar ao ninho tucano (no que teria sido sua terceira passagem pelo PSDB). Isso quando Vandinho ainda presidia o partido no Espírito Santo.

O diálogo entre eles também se estreitou bastante. Contudo, Vandinho perdeu a presidência estadual do PSDB para Arnaldinho Borgo, nomeado em dezembro pelo presidente nacional da sigla, Aécio Neves, para dirigir uma Comissão Provisória no Espírito Santo.

Como referido acima, Majeski também chegou a ser convidado por Arnaldinho Borgo… mas as conversas com Vandinho se mantiveram e falaram mais alto. Agora, com direção ao MDB.

Após ser “derrubado” da presidência do PSDB, Vandinho anunciou sua desfiliação do partido – a ser consumada na próxima janela para deputados mudarem de sigla, em março. O destino do deputado é o MDB.

Vandinho é grande aliado do vice-governador Ricardo Ferraço, pré-candidato a governador do Espírito Santo, com o apoio de Renato Casagrande (PSB). Ricardo é o presidente do MDB no Espírito Santo. Antes mesmo de chegar oficialmente ao MDB, Vandinho já está exercendo funções em que ele tem bom domínio, ajudando Ricardo na organização partidária e na montagem da chapa do partido.

Foi do próprio Vandinho, pessoalmente, que partiu o convite para Majeski entrar no MDB. Na manhã desta segunda-feira, o diálogo foi arrematado com Ricardo Ferraço, que chancelou a chegada do ex-deputado.

Assim, a chapa de candidatos a deputado estadual do MDB passará a ter Majeski, o próprio Vandinho e o deputado estadual Mazinho dos Anjos. Assim como Vandinho, Mazinho atualmente tem mandato na Ales, é pré-candidato à reeleição, é grande aliado de Ricardo e também anunciou sua saída do PSDB após Arnaldinho chegar à presidência da maneira que chegou.

Conforme apuramos, Majeski também decidiu se filiar ao MDB por se tratar de um partido de centro, onde ele se reconhece atualmente.

The post Majeski decide o partido pelo qual vai disputar as eleições appeared first on Sim Notícias.

Fonte: ES 360

Comunicar erro
728x90-2

Comentários

728x90-3