Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Notícias ES360

Líder de Euclério se articula com Hartung e aliado de Pazolini

Erick Musso; o líder do prefeito Euclério Sampaio, vereador César Lucas, e Paulo Hartung The post Líder de Euclério se articula com Hartung e aliado de Pazolini appeared first on Sim No


O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), é um dos principais apoiadores declarados da pré-candidatura de Ricardo Ferraço (MDB) ao Governo do Estado e da possível candidatura de Renato Casagrande (PSB) ao Senado. O próprio Euclério é pré-candidato a senador. Por isso, um fato ocorrido nesta segunda-feira (2) chamou extrema atenção: o líder de Euclério na Câmara de Cariacica, vereador César Lucas (PV), almoçou com o ex-governador Paulo Hartung (PSD) e com o ex-deputado estadual Erick Musso.

Além de presidente estadual do Republicanos, Erick é o principal articulador eleitoral do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (do mesmo partido). Hartung e Pazolini podem ser considerados, hoje, os principais adversários políticos do governo de Casagrande e Ricardo Ferraço, que têm em Euclério um importantíssimo aliado.

Pazolini é pré-candidato a governador do Estado. Já Hartung tem dado passos cada vez mais largos para dentro do jogo eleitoral no Espírito Santo. Em entrevista a este espaço, publicada horas antes do almoço em questão, o ex-governador declarou apoio explícito a Pazolini para o Palácio Anchieta e se disse “animadíssimo” a voltar a disputar um mandato majoritário pelo Espírito Santo (presumivelmente, o de senador).

Assim, em tese, Pazolini é um muito provável adversário de Ricardo nas urnas, enquanto Hartung é um potencial concorrente direto de Casagrande e do próprio Euclério Sampaio – cujo líder na Câmara, repita-se, é ninguém menos que César Lucas.

Para completar, Euclério e Pazolini têm mantido desentendimentos públicos desde meados do ano passado, com forte pano de fundo eleitoral.

Pois bem: foi justamente nesse contexto que se deu o almoço entre Hartung, Erick Musso e César Lucas, mais conhecido como Cesinha, num restaurante na Avenida Expedito Garcia, a mais movimentada do bairro Campo Grande. No cardápio, eleições 2026.

Pelo que a coluna apurou, os três trataram de tudo: formação de chapas, alianças, estratégias, como será a campanha em Cariacica, a candidatura de Pazolini e a possível candidatura de Hartung.

Indagado pela coluna, o próprio Cesinha chamou Erick Musso de “Kassab capixaba” e definiu o encontro como um “almoço entre amigos”. Rendendo elogios a Hartung, declarou-se um “grande admirador” do ex-governador. “Sou um admirador do Paulo, como também sou admirador do Renato. Acho que os dois reconstruíram o Espírito Santo. E acho que o Paulo é um querido.”

O líder de Euclério fez questão de contar que, na última eleição disputada por Hartung, em 2014 – o marcante duelo direto no qual derrotou Casagrande e voltou ao Palácio Anchieta –, ele foi nada menos que o coordenador da exitosa campanha do ex-governador em Cariacica. Cesinha, à época, presidia a Câmara Municipal.

“Sempre estive muito próximo ao Paulo Hartung, e ele sempre foi muito meu amigo. Na época, o [então prefeito] Juninho estava em dúvida sobre quem apoiar para governador. Eu fui decisivo para que Juninho apoiasse o Paulo. E ele ganhou do Renato em Cariacica.”

A proximidade com Hartung, segundo o vereador, se mantém. Apesar disso, ele diz não se considerar “membro do grupo do ex-governador”: “Não. Sou apoiador de Euclério”.

Mas Euclério é só um dos pré-candidatos a senador. E existem duas vagas em disputa no Estado, lembramos. Quem ele apoia como segundo candidato a senador? E quem tem seu apoio para governador?

Cesinha prefere não responder a estas perguntas no momento. “Aí tenho que ouvir meu partido. Para governador, também tenho que ouvir meu partido. Qualquer decisão que eu tomar antes disso é ruim”, esquiva-se.

Notem que ele não declara apoio, hoje, nem a Ricardo nem a Casagrande.

O vereador descreveu assim a pauta da conversa: “Fizemos uma análise de conjuntura nacional. Falamos sobre a importância que o Paulo teve em Cariacica, como ele ajudou a cidade a crescer quando estava no governo. E uma análise estadual, também. Ele queria me ouvir um pouquinho. Sou um sobrevivente da política de Cariacica. A cidade é um cemitério de bons políticos. Muitos passaram e não conseguiram se manter. E eu tenho conseguido sobreviver, sempre passando por posições importantes na política da cidade.”

Euclério: “Não é bom negócio para ele…”

Questionado sobre as movimentações do seu próprio líder “do lado de lá da cerca”, Euclério afirmou que Cesinha tem pleno direito, como todos, de dialogar com quem quiser, mas mandou um recado direto: o vereador deve pensar bem antes de dar esse passo, pois eventual participação em campanhas adversárias pode lhe custar um preço alto, comprometendo seu próprio futuro político.

“O Cesinha conversa com todo mundo. O que importa é com quem ele vai ficar. Com certeza ele me apoia para o Senado. Quanto à eleição para o Governo do Estado, acredito que ele ande comigo em todos os sentidos. Se ele deixar o grupo de Renato [Casagrande] e Ricardo, ele não vai mais ser meu parceiro. E, para ele, isso não é bom negócio, porque quem vai pedir votos para ele na reeleição dele [em 2028] sou eu. E ele sabe disso. Então esse medo aí eu não tenho.”

Hartung: podcast com vereador do PL

Sobre o encontro com Erick Musso e com o líder de Euclério na Câmara, a assessoria de imprensa de Hartung informou, em nota, que o encontro ocorreu por iniciativa de César Lucas e que, após o almoço, o ex-governador participou da gravação de um podcast de Wesley Pires (PL), vereador de Viana, num estúdio em Cobilândia (Vila Velha):

“O ex-governador está no Estado cumprindo agendas políticas. Ele e Erick foram convidados por César para almoçar em Cariacica. Tanto lá quanto na gravação em Cobilândia, foram muito bem recebidos. E o pedido que se repetiu foi um só: volta, governador”.

Volta a fita…

Se ainda cabia alguma dúvida de que PH está se movimentando a fim de ser candidato, ela acaba de ir para o espaço. Gravação de podcast de vereador de Viana filiado ao PL, em Cobilândia?!? Ele está mais “na pista” que nunca…

Kassab capixaba”

César Lucas tem chamado Erick Musso de “Kassab capixaba”. É uma alusão não somente à habilidade desenvolvida pelo ex-presidente da Assembleia como articulador de bastidores como à importância do papel atribuído a ele no jogo eleitoral jogado no Espírito Santo, na condição de presidente estadual do Republicanos.

Erick tem nas mãos a legenda de Pazolini. Pode levar o partido para onde quiser.

E o PT? E Helder? E Contarato???

O vereador César Lucas é o vice-presidente estadual do Partido Verde (PV), o que torna ainda mais delicada (e inusitada) a posição ocupada por ele neste jogo. Ele está numa encruzilhada que tem Casagrande e Ricardo de um lado, Pazolini e Hartung do outro. Mas a encruzilhada é ainda maior: tem um terceiro caminho majoritário.

O PV faz e seguirá fazendo parte da Federação Brasil da Esperança, formada também pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). É uma relação indissociável. O palanque do PV, aqui e Brasil afora, será necessariamente o do PT.

Ora, no Espírito Santo, o PT (logo, toda a federação) já tem tanto pré-candidato a governador (Helder Salomão) como também pré-candidato a senador (Fabiano Contarato).

Perguntamos, então, a Cesinha, se ele não vai apoiar os candidatos a governador e senador da sua própria federação. Mais uma vez, ele saiu pela tangente. “A gente ainda não debateu isso no PV. Ainda está em análise.”

Frase: Euclério Sampaio

“Não existe possibilidade nenhuma, nem se o mundo acabar, de eu deixar Renato e Ricardo nestas eleições.”

The post Líder de Euclério se articula com Hartung e aliado de Pazolini appeared first on Sim Notícias.

ES 360

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!