Ação gratuita da Secretaria de Saúde percorrerá mais de 20 bairros para imunizar pets e prevenir a transmissão da zoonose Os tutores de cães e gatos de Cariacica devem ficar atentos ao calendário de imunização de seus animais de estimação. A Gerência de Vigilância em Saúde e Zoonoses, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semus), dará início, a partir da próxima segunda-feira (26 de outubro), a um grande mutirão de vacinação antirrábica. As ações ocorrerão em mais de vinte postos estratégicos espalhados por diversos bairros do município, sempre das 8h às 16h.
A vacina antirrábica é gratuita, obrigatória e representa a forma mais segura e eficaz de prevenção contra a raiva, uma zoonose viral grave e fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por meio da mordida, arranhão ou saliva de animais infectados.
Para assegurar a aplicação da dose sem intercorrências, a Semus orienta que os tutores conduzam os cães utilizando coleira ou guia adequada ao porte do animal. Já os gatos, por serem mais suscetíveis ao estresse em ambientes externos, devem ser transportados obrigatoriamente em caixas de transporte apropriadas para prevenir fugas ou acidentes.
Confira o cronograma completo de atendimento por bairro:
26 de outubro (segunda-feira) – das 8h às 16h
Vila Independência: Praça do bairro
Mucuri: Escola Angelo Zani
Piranema: Quadra de esportes
Vale dos Reis: Igreja Católica
Vista Dourada: Próximo à Farmácia Sezini
Novo Brasil: Unidade Básica de Saúde (UBS)
Operário: Unidade Básica de Saúde (UBS)
27 de outubro (terça-feira) – das 8h às 16h
Cruzeiro do Sul: Praça Azul
São Francisco: Unidade Básica de Saúde (UBS)
Santa Luzia: Bar das Castanheiras
Jardim Campo Grande: Bar dos Amorins
Campina Verde: Bar do Alagoano
Parque Gramado: Bar do Paulo
Santa Bárbara: Unidade Básica de Saúde (UBS)
28 de outubro (quarta-feira) – das 8h às 16h
Campo Grande: Parque Infantil
Vila Palestina: Praça Jerusalém
São Geraldo: Unidade Básica de Saúde (UBS)
Rosa da Penha: Próximo à Escola
São Benedito: Bar da Penha
Itapemirim: Unidade Básica de Saúde (UBS)
Maracanã: Bar Águia Negra
Vila Izabel / Campo Belo: Bar do Jonas
29 de outubro (quinta-feira) – das 8h às 16h
Sotelândia: Unidade Básica de Saúde (UBS)
Vista Mar: Igreja Santa Luzia
Bandeirantes: Praça Local
Valparaíso: Unidade Básica de Saúde (UBS)
Boa Sorte: EMEF Jones dos Santos Neves (antigo prédio)
São Conrado: Campo Democrata
Castelo Branco: Praça principal
Fonte: Cariacica Noticias