30/01/2023 às 07h38
347
Redacao
Vila Velha / ES
"O desespero na hora foi que você ouve esses tiros e está num lugar totalmente fechado, sem ter para onde correr", contou a empresária e influenciadora Hanna Fernandes, 29 anos, ao relembrar o momento do tiroteio que aconteceu no restaurante Outback, dentro do Shopping Vila Velha, no bairro Divino Espírito Santo, na noite do último sábado (28).
Segundo boletim policial, Eduardo Barcellos de Almeida, 40 anos, entrou no local e disparou cinco tiros de um revolver .32, causando pânico e correria entre clientes no estabelecimento e entre quem frequentava o centro comercial. Ele teve prisão preventiva decretada neste domingo (29) após audiência de custódia.
Hanna estava no restaurante com o marido e o filho de apenas oito meses. O bebê dormia quando tudo aconteceu. O momento de lazer e descontração da família foi interrompido pelo tiroteio.
"Estávamos ao lado da cozinha e ouvimos o barulho. O pessoal começou a correr. O desespero na hora foi que você ouve esses tiros e está num lugar totalmente fechado, sem ter para onde correr. E você está com uma criança o que te deixa com mais medo ainda", relembra.
Ela disse que a equipe do restaurante foi encaminhando e orientando a rota de fuga dos clientes pela cozinha, na direção oposta onde os tiros eram disparados.
"Eu e meu marido fomos empurrando o carrinho do bebê. Foi uma confusão desesperadora porque todo mundo queria ir embora ao mesmo tempo. Depois, falaram para nós que o tiro veio de dentro do banheiro", destacou.
Hanna disse que ela e o marido se lembraram que o atirador não chamou a atenção de ninguém ao entrar no estabelecimento. Parecia um cliente qualquer. Só se lembram que, em um momento, houve o que parecia uma discussão entre ele e um garçom.
"A gente viu ele entrando com uma mochila e falando alto com o garçom. Não sabemos o que eles disseram. Depois a gente não o viu mais. Deu a impressão de ser um cliente normal. Depois disso, saiu andando para um local dentro do restaurante", relata.
Ao contrário do que o Eduardo Almeida relatou para os policiais, a empresária disse que ele não deu a impressão de estar sendo perseguido quando ela e o marido viram a conversa dele com o atendente.
Hanna disse que, no momento dos disparos, as pessoas gritaram e correram, confusas, sem uma direção aparente. A situação ficou mais tensa por envolver crianças. Muitas, ela recorda, se separaram dos seus pais.
"Todo mundo ficou muito desesperado Muita gente estava com criança pequena e ainda não tinha conseguido ver as crianças saindo. Tinha um pessoal que, por causa disso, estava chorando", destaca.
Ela disse que o alívio aconteceu ao constatar que ninguém ficou ferido depois que os agentes prenderam Eduardo Barcellos de Almeida. "Foi a melhor sensação de saber que nenhum tiro atingiu ninguém", comemora.
Apesar da situação extrema que passou, ela disse que não há porque responsabilizar ou procurar culpados.
"Acho que a responsabilidade não é de ninguém porque em qualquer lugar onde a gente vai estar, mesmo dentro de um restaurante ou na rua de casa, estamos sempre sujeitos, não tem como a gente responsabilizar um local ou pessoas específicas", concluiu.
Eduardo Barcellos de Almeida após descarregar a arma, um revólver calibre .32, foi se esconder no banheiro do restaurante. Os militares pediram que ele saísse do local. Devido à recusa, utilizaram spray de pimenta para que saísse de lá.
O homem, então jogou o revólver para fora do banheiro e se entregou com as mãos para cima.
le foi autuado por disparar arma de fogo em lugar habitado e em via pública, desobediência e por guardar drogas para uso pessoal. Ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana onde teve a prisão preventiva decretada neste domingo (29).
A arma apreendida será encaminhada para o setor do Departamento de Criminalística - Balística, juntamente com as munições. Já as drogas, serão encaminhados para o Laboratório de Química Legal para serem analisados e, posteriormente, incinerados.
A reportagem não conseguiu localizar a defesa de Eduardo Barcellos de Almeida. O espaço segue em aberto para manifestação.
"O Outback Steakhouse lamenta o incidente ocorrido na noite de ontem (sábado) em sua unidade do Vila Velha Shopping. Informamos que houve rápida ação para preservação da vida de clientes e funcionários e que a Polícia Militar foi acionada e agiu com agilidade para solução do ocorrido. Não houve feridos. Repudiamos qualquer ato de violência e informamos que o restaurante funciona normalmente", diz a nota.
Em nota, o Shopping Vila Velha lamentou o ocorrido e informou que agiu rapidamente, acionando as equipes de segurança e a polícia, buscando preservar a vida de todos que estavam no local.
"Lamentamos o incidente registrado na noite de ontem no Shopping Vila Velha e informamos que agimos rapidamente, acionando nossas equipes de segurança e a polícia, buscando preservar a segurança das pessoas. Não houve feridos e o homem que provocou o incidente foi contido. Estamos colaborando com as autoridades para apuração dessa ocorrência. Prezamos pela segurança de lojistas, funcionários e clientes e mantemos uma equipe de segurança devidamente treinada", diz a nota.
FONTE: https://www.folhavitoria.com.br/policia/noticia/01/2023/desespero-de-estar-num-local-fechado-influenciadora-relembra-tiroteio-em-shopping-de-vila-velha
Há 4 dias
Polícias Civil e Científica realizam operação em clínica odontológica para apurar fraude em medidor de energia elétricaHá 4 dias
300 pés de maconha: polícia desmonta laboratório de drogas em Vila VelhaHá 4 dias
Candidata move ações contra advogados por fake news na eleição da OAB-ESHá 4 dias
Policiais penais que escoltavam preso sem algemas são afastados das funçõesHá 4 dias
PL de Lucas Polese, que proíbe visita íntima em presídios, é considerado inconstitucional