O concurso de admissão ao Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2026 doExército Brasileiro está entrando nos seus últimos dias de inscrição. Com 227vagas, o ingresso está previsto para 2027.
A formação acontecerá emSalvador, naBahia, com vagas distribuídas em dois editais para o Quadro Complementar, Capelães Militares e Serviços de Saúde.
No edital nº 1 há57 vagas, com oportunidades em áreas como Administração, Direito, Jornalismo, Tecnologia da Informação, Psicologia e Magistério, além de duas vagas para capelães militares, destinadas a padres católicos.
Siga oFolha Vitória no Linkedinpara ficar por dentro de outras oportunidades de emprego!
Já o edital nº 2 reúne168 vagaspara a área da saúde, sendo a maioria para Medicina, além de vagas para Farmácia e Odontologia.
Quadro / ÁreaEspecialidade / ÁreaVagasQuadro ComplementarAdministração, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Jornalismo), Direito, Economia, Enfermagem, Estatística, Informática, Psicologia, Pedagogia, Veterinária, Magistério (Biologia, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química, Física, Italiano)57Capelães MilitaresPadre Católico Apostólico Romano2MedicinaAnestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Psiquiatria, Radiologia, Ortopedia e Traumatologia, Urologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Dermatologia, Infectologia, Medicina Intensiva, entre outras + Médico sem especialidade152FarmáciaFarmácia, Farmácia Oncológica8OdontologiaCirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Implantodontia, Dentística Restauradora, Odontologia Hospitalar, entre outras8Total geral—227
Para participar, é necessário ser brasileiro nato, possuir nível superior na área desejada e atender aos critérios específicos de cada quadro, como registro profissional no caso da saúde.
até 34 anos (médicos especialistas)
entre 30 e 40 anos (capelães)
A altura mínima exigida é de 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres.
Inscrições e avaliação
As inscrições vão até esta sexta-feira (12), com taxa de R$ 150, podendo haver isenção para inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea.
A avaliação acontecerá com várias etapas eliminatórias e classificatórias, incluindo prova objetiva, inspeção de saúde, teste físico e avaliação psicológica.
A prova objetiva está prevista para o dia 12 de julho de 2026, e o candidato precisa alcançar, no mínimo, 50% de acertos em cada parte para passar.
O curso de formação temduraçãoaproximada de37 semanas, ou 8 meses e meio, e acontecerá na Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército.
Durante esse período, o aluno já ingressa como militar da ativa. Após a conclusão, os formandos são nomeados oficiais, geralmente no posto de primeiro-tenente, podendo ter designação para atuar em diferentes regiões do país, conforme a necessidade da instituição.
Para o edital nº 1, após finalizado o curso, a lotação poderá ocorrer em qualquer região do país, conforme necessidade do Exército.
Já o edital nº 2 possui vagas de âmbito nacional e algumas regionalizadas, vinculadas a cidades específicas, como:
Todas as informações podem ser encontradas nos editais:Edital nº 1eEdital nº 2.
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos
Folha Vitória