02/08/2022 às 23h03
779
Redacao
Vila Velha / ES
O Espírito Santo foi escolhido para sediar uma etapa de rally de velocidade. Algumas cidades capixabas estão em avaliação para receber a competição, prevista para o segundo semestre de 2023.
Entre as cidades em negociação com os organizadores estão Serra, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Cachoeiro de Itapemirim. A definição da largada deve sair em cerca de 30 dias.
O presidente da Federação de Automobilismo do Espírito Santo, Robson Duarte, contou que a proposta para a realização de uma das maiores competições da modalidade no Estado surgiu do cônsul da Bélgica.
"A competição está sendo elaborada em conjunto com a Confederação Brasileira. Por enquanto, é uma prova festiva como um protótipo para as próximas, que podem ser incluída no calendário nacional e internacional. Todo o trabalho é feito com antecedência porque a prova de rally de velocidade não é uma prova comum. Não se constrói uma prova de velocidade do dia para a noite. Tem um trabalho de custo, planejamento, trechos, cronometragem e infraestrutura", explicou.
As belezas capixabas são um dos pontos que atraíram a atenção dos organizadores para a realização da prova. A competição prevista para 2023 irá passar por pelo menos três cidades capixabas.
O cônsul honorário da Bélgica no Espírito Santo, Jean-François Levitre, destaca que a caravana da competição deve atrair cerca de 100 mil pessoas que irão movimentar a economia local em hotéis e restaurantes, por exemplo.
Além disso, Levitre afirma que a prova em municípios capixabas também deve colaborar para o desenvolvimento de ações sociais.
"Nosso interesse é fazer a germinação das cidades do Espírito Santo que vão participar com cidades belgas. Isso irá possibilitar tanto o desenvolvimento econômico, na importação e exportação de produtos, quanto em ações sociais", afirmou.
O Estado deve receber competidores da América do Sul e da Europa e a prova pode ser incluída no calendário de competições internacionais. Robson afirma que um observador irá acompanhar a organização e a realização do percurso do rally nos municípios capixabas.
O diretor da Royal Automotivo Clube da Bélgica, autoridade desportiva reconhecida pela Federation Internationale de I’Automobile (FIA), Etienne Massilon, está no Espírito Santo e visita as cidades para avaliar o itinerário e questões de segurança da competição.
“A escolha será de acordo com o regulamento desportivo do campeonato regional de rallys da FIA e aproveito para tomar as medidas necessárias indicadas nas orientações de segurança. Não há dúvidas da competência das cidades em receber as provas, mas é preciso um cuidado técnico, uma experiência na área”, afirmou.
A premiação do rally no Estado ainda está em definição, mas Robson adianta que o campeão deve participar de uma competição na Bélgica com tudo pago.
Ao Folha Vitória, o cônsul adianta que uma das propostas em avaliação é a possibilidade de realizar atividades em escolas públicas das cidades que irão sediar o evento.
"Queremos fazer a integração de universidades. Também queremos fazer competições nas escolas públicas das cidades que vão participar. O primeiro colocado irá receber uma bolsa para estudar na Bélgica".
Todas as propostas ainda estão em discussão e devem ser definidas nos próximos meses. A previsão da Federação de Automobilismo do Espírito Santo é que a prova de rally seja realizada na segunda quinzena de setembro de 2023.
FONTE: https://www.folhavitoria.com.br/esportes/noticia/08/2022/es-vai-sediar-rally-internacional-de-velocidade-veja-as-cidades-que-podem-receber-a-prova
Polícia
Blog/coluna Tudo sobre o seguranca publica local em um só lugar!Há 4 dias
Polícias Civil e Científica realizam operação em clínica odontológica para apurar fraude em medidor de energia elétricaHá 4 dias
300 pés de maconha: polícia desmonta laboratório de drogas em Vila VelhaHá 4 dias
Candidata move ações contra advogados por fake news na eleição da OAB-ESHá 4 dias
Policiais penais que escoltavam preso sem algemas são afastados das funçõesHá 4 dias
PL de Lucas Polese, que proíbe visita íntima em presídios, é considerado inconstitucional