07/07/2022 às 14h14
378
Redacao
Vila Velha / ES
Ao menos 40 supermercados da Grande Vitória adquiriram carne suína armazenada de forma irregular por uma empresa de Vila Velha que não tinha autorização para funcionar como frigorífico.
A informação foi repassada pela Polícia Civil numa coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (05) que revelou detalhes de uma operação que apreendeu 15 toneladas do produto no estabelecimento sediado no bairro Ilha das Flores.
A apreensão foi resultado de uma ação conjunta entre a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
A empresa tinha autorização para funcionar como entreposto comercial e manipulava os cortes do alimento sem nenhuma fiscalização sanitária. O local foi interditado nesta terça.
"Um entreposto poderia adquirir o produto totalmente embalado e revendê-lo, desde que não manipulasse o alimento. Não poderia abrir a embalagem. Essa empresa interditada fazia justamente o contrário: fracionava os pedaços, armazenava sem condições santitárias e sem licença para isso e os revendiam aos supermercados em embalagens com uma aparência de um produto aparentemente regular", explica o delegado titular da Decon, Eduardo Passamani.
O proprietário foi multado pelo Idaf e vai responder por crime contra as relações de consumo, com penas previstas entre 2 a 5 anos de prisão, em caso de condenação. O nome da empresa não foi divulgado.
O delegado também disse que, a princípio, os supermercados não sabiam que a empresa era irregular. Apesar de não possuir selo de inspeção do Idaf, a carne era vendida embalada a vácuo, com rótulo e até logomarca.
"Nós identificamos algumas notas fiscais mas como não existe um lastro com 100% de certeza se a carne era procedente de um animal saudável ou se os produtos foram adquiridos em uma cadeia clandestina, isso será matéria de investigação", planejou. Ele acrescentou que haverá apuração em relação à participação dos supermercados.
Por estar na fase de investigação, a Polícia Civil não divulgou os nomes da empresa e também dos supermercados que adquiriram o produto.
FONTE: https://www.folhavitoria.com.br/policia/noticia/07/2022/carne-irregular-apreendida-foi-adquirida-por-40-supermercados-da-grande-vitoria-diz-policia
Há 4 dias
Polícias Civil e Científica realizam operação em clínica odontológica para apurar fraude em medidor de energia elétricaHá 4 dias
300 pés de maconha: polícia desmonta laboratório de drogas em Vila VelhaHá 4 dias
Candidata move ações contra advogados por fake news na eleição da OAB-ESHá 4 dias
Policiais penais que escoltavam preso sem algemas são afastados das funçõesHá 4 dias
PL de Lucas Polese, que proíbe visita íntima em presídios, é considerado inconstitucional