O deputado federal Messias Donato, que anunciou sua saída do Republicanos recentemente, definiu qual será seu abrigo partidário para disputar a reeleição, em outubro.
Após tratativas com o Podemos e com a federação União Progressista, ele decidiu se filiar ao PP – partido que também será destino do deputado federal Amaro Neto, antigo correligionário no Republicanos.
A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (05), primeiro dia da janela partidária – período de um mês que possibilita a mudança de partido de parlamentares sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.
Messias se reuniu ontem (04) com o presidente do PP, deputado federal Josias da Vitória, e alinhou os últimos detalhes. Hoje, a reunião foi com seu grupo político.
Ele será o quarto deputado federal a integrar o partido, que também conta com Da Vitória, Evair de Melo e o recém-chegado Amaro Neto.
Saída após ruído com Euclério
A saída de Messias do Republicanos já era dada como certa no mercado político. Isso porque ele é aliado de primeira hora do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), que faz parte do projeto político de oposição ao Republicanos.
Euclério já tinha dito, em entrevistas anteriores, que independentemente do partido que Messias estivesse, ele iria apoiar o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) ao Palácio Anchieta – que é o nome escolhido pelo governador Renato Casagrande (PSB) para sua sucessão.
Porém, o Republicanos, que faz oposição a Casagrande, também está construindo um projeto alternativo ao Palácio Anchieta – com a pré-candidatura do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos) – e ficaria inviável a Messias continuar no partido apoiando o candidato de outro.
A gota d’água para a desfiliação do deputado teria sido um vídeo gravado pelo deputado estadual Alcântaro Filho (Republicanos), direcionado à comunidade evangélica, com críticas ao prefeito de Cariacica.
“O Republicanos me deu segurança para ter independência na Câmara dos Deputados. Porém, aqui no Espírito Santo, tenho uma relação de amizade e gratidão ao prefeito Euclério Sampaio que vai além da política e o Republicanos entrou em rota de colisão com o meu principal aliado”, justificou o deputado, em nota, na ocasião do anúncio da sua saída.
O anúncio público e a filiação devem ocorrer nos próximos dias.
Republicanos: as baixas, a reação e o impacto no projeto do governo
Luiz Paulo deixa disputa ao Senado e será candidato a deputado federal pelo PSDB
Euclério e Rose na disputa ao Senado. Mas, MDB lançará candidatura?
Casagrande dá a largada para a disputa ao Senado: os detalhes e o timing do anúncio
Folha Vitória