21/05/2020 às 12h17
568
Redacao
Vila Velha / ES
Uma grande parte de brasileiros já está recebendo a segunda parcela do auxílio emergencial. Outros se encaixam no grupo que aguarda a primeira. No entanto, muitos beneficiários ainda não tiveram o cadastro aprovado e aguardam a resposta para ter acesso ao valor de R$ 600 por três meses.
Diante deste cenário, o superintendente da Caixa Econômica Federal no Espírito Santo, Denis Mathias, participou do programa Espírito Santo no Ar, da TV Vitória / Record TV, e tirou dúvidas de telespectadores.
Quem não recebeu e continua em análise, quando sai a resposta?
Mais de 100 milhões de cadastros já foram processados pela DataPrev. Neste momento, encontram-se em reanálise cerca de 4 milhões de cadastros. Mais de 50 milhões de brasileiros já receberam a primeira parcela. Este cadastro em análise será tratado pela DataPrev e os aprovados, encaminhados à Caixa. Quem perceber o seu direito e entender que é possível o seu enquadramento, pode até o início do mês de julho, fazer o recadastro e ter a possibilidade do enquadramento.
Quem ainda não recebeu nenhuma parcela, vai receber de forma acumulada?
As pessoas vão receber as três parcelas previstas em lei, mesmo aqueles que forem contemplados no final do período não deixarão de receber. Para quem já foi aprovado até 30 de abril já estão recebendo a segunda parcela. Conforme for aprovado, novos calendários vão ser divulgados.
Quem não tem internet, consegue ter acesso ao aplicativo e fazer transações?
A Caixa fez, de maneira automática, para quem não tem conta em banco e nem é beneficiário do Bolsa Família, a abertura de contas sociais digitais, para facilitar o acesso ao recurso. Evidentemente, algumas pessoas não tem acesso ao aparelho ou dificuldades no aplicativo. Para essas, estamos prestando atendimento nas unidades para que ninguém deixe de receber.
Meu contrato de trabalho foi suspenso. Tenho direito ao auxílio?
A verificação no enquadramento é feito pela DataPrev com consultas ao cadastro do governo federal. Quem entende que pode ter acesso ao recurso, faça o cadastro para que seja analisado.
Sou imigrante e estou desempregado. Tenho direito?
São casos específicos. É importante ressaltar que a análise é realizada pela DataPrev. Se essa pessoa tem um CPF, que é importante para dar entrada no processo, faça o cadastro e aguarde a análise.
Perdi o código ou o meu celular que fiz o cadastro. O que fazer?
As pessoas podem gerar novos códigos a qualquer momento e atualizar o seu cadastro. Houve atualização do aplicativo Caixa Tem, que trouxe uma navegabilidade mais simples. Se não conseguir, basta procurar uma agência.
Recebi a última parcela do seguro-desemprego em março. Consigo receber o auxílio emergencial?
É a mesma situação de quem está preocupado no enquadramento. Faça o cadastro e se comprovado o enquadramento, ele vai receber.
FONTE: https://www.folhavitoria.com.br/economia/noticia/05/2020/ainda-tem-duvidas-sobre-o-auxilio-emergencial-veja-as-respostas-da-caixa
Há 4 dias
Polícias Civil e Científica realizam operação em clínica odontológica para apurar fraude em medidor de energia elétricaHá 4 dias
300 pés de maconha: polícia desmonta laboratório de drogas em Vila VelhaHá 4 dias
Candidata move ações contra advogados por fake news na eleição da OAB-ESHá 4 dias
Policiais penais que escoltavam preso sem algemas são afastados das funçõesHá 4 dias
PL de Lucas Polese, que proíbe visita íntima em presídios, é considerado inconstitucional