Quarta, 22 de janeiro de 2025
Política

21/01/2025 às 23h23

9

Redacao

Vila Velha / ES

Deputados disputam preferência do governador para presidência da Ales
Marcelo Santos e Vandinho Leite repetem cenário da última eleição da Mesa Diretora
Deputados disputam preferência do governador para presidência da Ales
ALES – Lucas S. Costa / Tati Beling

A eleição dos novos componentes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (Ales) será realizada no próximo dia 3 de fevereiro. Faltando pouco mais de 15 dias, os dois personagens que protagonizaram a eleição passada, de 2023, estão no páreo novamente: os deputados Marcelo Santos (União), atual presidente, e Vandinho Leite (PSDB). No final das contas, a disputa para valer é para ver qual deles será o preferido do governador Renato Casagrande (PSB), com grande influência sobre o processo.


Em 2023, a gestão de Casagrande atuou para esvaziar a chapa de Vandinho Leite, que acabou desistindo da disputa. Na época, pesava sobre Vandinho movimentos de alinhamento até mesmo com a oposição radical. Não é demais lembrar que ele foi um dos parlamentares que, em 2020, durante a pandemia de Covid-19, protagonizaram a invasão ao Hospital Dório Silva, dentro da campanha de “fiscalização” bolsonarista.


Atualmente, Vandinho parece bem mais alinhado aos interesses do governo estadual. Nas eleições de 2024, apoiou Weverson Meireles (PDT) no segundo turno da Serra, o candidato de Sérgio Vidigal (PDT), e continua dando demonstrações de apoio após a posse. Ele também contaria com a simpatia de Tyago Hoffmann (PSB), que deixou a Assembleia para se tornar secretário estadual de Saúde, e do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), que já foi seu colega de partido.


Marcelo Santos, por sua vez, tem demonstrado fidelidade a Casagrande nas votações dentro da Ales, e continua monstrando proximidade com o governador em postagens nas redes sociais e participações em eventos públicos. No plano eleitoral, porém, o alinhamento do atual presidente é bem mais frouxo.


Em 2024, Marcelo Santos apoiou, por exemplo, Lorenzo Pazolini (Republicanos), prefeito reeleito de Vitória e especulado como candidato ao governo do Estado. Também não pegou bem junto ao governo estadual a tentativa do presidente da Ales de tentar tomar o comando do União Brasil capixaba do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni.


Dentro de um cenário em que Ricardo Ferraço busca se viabilizar à disputa para o governo do Estado em 2026, com Renato Casagrande como possível candidato ao Senado, Vandinho Leite parece somar mais pontos atualmente com o governo estadual. Por outro lado, existe a chance de Marcelo Santos, que tem pretensões para a Câmara Federal, se alinhar de vez aos planos governistas.

FONTE: Século Diário

Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados