Sexta, 03 de janeiro de 2025
Geral

27/12/2024 às 22h17

17

Redacao

Vila Velha / ES

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) divulga calendário de vencimento do licenciamento de 2025
O Cronograma define prazos de pagamento do licenciamento em setembro de 2025 e alerta sobre fiscalização e cuidados ao emitir boletos pelo site oficial
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) divulga calendário de vencimento do licenciamento de 2025
Foto: Reprodução - Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV)

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) publicou, na última quinta-feira (19), o calendário para o licenciamento anual de veículos do exercício de 2025. O cronograma também estabelece as datas de início das fiscalizações do licenciamento no próximo ano. As informações estão disponíveis no site oficial do órgão.



As datas de vencimento, previstas para setembro de 2025, variam conforme o número final da placa do veículo, seguindo o mesmo calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), divulgado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).



 

Emissão do boleto


Os proprietários de veículos registrados no Espírito Santo devem acessar o site do Detran-ES para emitir o Documento Único de Arrecadação (DUA). Assim como em anos anteriores, os boletos do licenciamento e do IPVA não serão enviados para o endereço do proprietário. O pagamento pode ser realizado por Pix, utilizando o QR Code disponível no DUA, ou por meio de código de barras nas instituições financeiras indicadas.


O Detran-ES reforça que não envia boletos por e-mail, mensagens de texto ou WhatsApp. A orientação é que os contribuintes acessem o site oficial do órgão e evitem buscar links em páginas não verificadas.


Pendências e irregularidades


Para obter o licenciamento, é necessário que todas as pendências do veículo sejam quitadas, incluindo IPVA, multas e taxas de serviços. O Detran-ES alerta que mesmo com o pagamento dessas taxas, o veículo pode não ser licenciado caso existam restrições administrativas, como recall pendente, restrição judicial ou a ausência do Certificado de Segurança Veicular (CSV), exigido anualmente para veículos com GNV.


Veículos que não estiverem com o licenciamento de 2024 em dia podem ser autuados em operações de fiscalização, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Mais informações sobre o calendário de vencimentos e o licenciamento podem ser consultadas no site oficial do Detran-ES.

FONTE: Detran-ES

Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados