19/05/2024 às 10h53 - atualizada em 19/05/2024 às 11h43
128
Redacao
Vila Velha / ES
Vitória é a cidade com os melhores índices de alfabetização em todo o Espírito Santo, de acordo com dados do Censo 2022, divulgado na última sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na capital, os índices de alfabetização são de 97,8%, o que significa que apenas 2,2% dos moradores não sabem ler e nem escrever. Na Região Metropolitana, Vitória é seguida por Vila Velha, com 2,6%, e Serra, com 3,9%. Cariacica apresenta os piores números, com 4,5% de pessoas não alfabetizadas.
Em todo o estado, Água Doce do Norte apresentou os números mais baixos de alfabetização, com 85,3%.
Apesar dos bons números, um universo de 173,8 mil pessoas que não sabem ler e escrever no Espírito Santo, o que significa 5.6% da população de todo o Estado.
O número representa uma queda quando comparado a 2010, quando o Censo anterior demonstrou que 8% da população do Estado não sabia ler e nem escrever.
Os dados mostram que o número é menor entre jovens, que correspondem a 1,5% dos analfabetos. Pessoas de cor amarela representam 2, 5%. Brancos são 4,3% das pessoas que não sabem ler e escrever.
Pardos, representam 8,8%. Pessoas pretas são 10,1% dos afetados pelo analfabetismo. Já indígenas correspondem a 16,1% e os idosos são os mais prejudicados, com 20% da taxa.
A gerente do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Mariana Berger, disse que o Censo é de extrema importância para a identificação e localização das pessoas não alfabetizadas no Espírito Santo.
"Nós esperávamos ansiosamente por esses dados oficiais do Censo justamente para identificar onde estão essas pessoas", disse.
Atualmente, o EJA é ofertado de forma presencial em 180 escolas, além de núcleos e centros de ensino de forma semi-presencial, mas nem todos os 78 municípios possuem o serviço.
De acordo com Mariana, este é um compromisso firmado pela Sedu: disponibilizar o programa em todos os municípios do Estado até o ano de 2026.
"Esse é o nosso compromisso, de até 2026 ofertar em todos os municípios, inclusive, de forma diversificada. Com EJA presencial, de segunda a sexta-feira, geralmente noturno, mas mais flexível", afirmou.
FONTE: https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/05/2024/vitoria-tem-maior-taxa-de-alfabetizacao-entre-os-municipios-do-es
Há 5 dias
Polícias Civil e Científica realizam operação em clínica odontológica para apurar fraude em medidor de energia elétricaHá 5 dias
300 pés de maconha: polícia desmonta laboratório de drogas em Vila VelhaHá 5 dias
Candidata move ações contra advogados por fake news na eleição da OAB-ESHá 5 dias
Policiais penais que escoltavam preso sem algemas são afastados das funçõesHá 5 dias
PL de Lucas Polese, que proíbe visita íntima em presídios, é considerado inconstitucional