Sexta, 22 de novembro de 2024
Política

12/01/2024 às 15h27

125

Redacao

Vila Velha / ES

Rede expulsa vereador de Aracruz por falta de decoro e infidelidade partidária
Presidente local da Rede, Valdinei Tavares cita, entre as denúncias, apoio de Elizeu a candidata bolsonarista
Rede expulsa vereador de Aracruz por falta de decoro e infidelidade partidária
Redes Sociais

Por praticar "infrações éticas disciplinares e venda de assessorias no gabinete", caracterizando infidelidade partidária, segundo denúncia, o vereador de Aracruz, norte do Estado, Elizeu Costa Pereira, foi expulso do partido Rede de Sustentabilidade. O ato foi formalizado em nota pública, divulgada nesta segunda-feira (8) pelo presidente da legenda no município, Valdinei Tavares de Souza.


Entre as práticas irregulares destacam-se alianças do vereador em "campanhas de candidatos bolsonaristas", em desrespeito à federação Rede/Psol. Valdinei Tavares de Souza é suplente de Elizeu no mandato na Câmara e  disse a Século Diário que o vereador "traiu o partido e inclusive participou da campanha da candidata a deputada federal Verônica Sepulcri, em 2022, apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro".


A comprovação do comportamento irregular do vereador se deu por meio de redes sociais e de denúncias encaminhas ao partido. A Rede apresentou representações ao vereador por duas vezes, em 29 de novembro e em 26 de dezembro de 2023, por "descumprimento do estatuto". Foi solicitado, também, explicações sobre ao trabalho de uma de suas assessoras nesses períodos, a fim de justificar o pagamento de salários.


Em 26 de dezembro de 2023, o partido notificou Elizeu para que apresentasse a defesa no processo disciplinar instaurado. O vereador poderia apresentar sua defesa por escrito ou oralmente, por até 15 minutos, e sessão do Diretório Municipal realizada no último dia 7. Em sua ausência, ficou decidida a expulsão, por unanimidade, considerando a comprovação das denúncias por meio de fotos, vídeos e áudios.


"O partido manteve todo o processo fora das mídias sociais para preservar a lisura do procedimento, assegurou o direito de defesa, e respeitou todas as obrigações estatutárias nos Artigos 112, 145, 147, 148 e 149 do Estatuto", explica o presidente do partido em Aracruz.


"Diferentemente do mandatário, que recorre frequentemente às redes sociais para mencionar seu nome em serviços públicos exclusivos do poder executivo e debochar de eleitores em caricaturas humorísticas, o partido conduziu o processo de forma transparente e responsável", compara, citando a nota pública. 


"O vereador nunca carregou o nome e a bandeira do nosso partido, uma vez que não contribuiu de maneira efetiva e relevante no exercício do mandato, tanto para legislar ou fiscalizar", acrescenta, mencionando também o posicionamento de Elizeu em relação à "famigerada taxa de lixo". 


"Ressaltamos ainda que, preconizamos a democracia, respeito às diversidades partidárias, estimamos considerações aos cidadãos aracruzenses, contribuintes, funcionários públicos e outros que porventura tenham sido ofendidos ou agredidos de alguma forma por este vereador, que está sendo expulso de nossos quadros", finaliza. 

FONTE: Século Diario

Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados