19/11/2023 às 23h36
828
Redacao
Vila Velha / ES
"Ainda não", responde o ex-vereador da Serra e procurador aposentado da Advocacia-Geral da União (AGU), Bento Adeodato, à pergunta se já tem partido político, condição imprescindível para alcançar seu objetivo: ser prefeito do mais populoso município do Espírito Santo, a Serra, com 349,3 mil eleitores. "Eu vou fazer o caminho inverso, priorizar a mobilização, enquanto avalio o cenário dos partidos", diz.
Ele lançará o livro com sua autobiografia, no dia 18 de dezembro, para marcar a pré-campanha da eleição de 2024, no Centro Comunitário do Parque Residencial Laranjeiras, às 19h30. "Minha estratégia é mobilizar a sociedade, para debatermos o município. E em paralelo, vou analisando, avaliando e orando para ver em que partido eu deva estar filiado", comenta.
Ainda filiado à Rede Sustentabilidade, sendo segundo suplente do senador Fabiano Contarato, hoje no PT, Bento Adeodato contatou a coordenadora do partido no Espírito Santo, Laís Garcia, no último dia 7, para formalizar sua desfiliação, o que deve ocorrer nos próximos dias. Na década de 1990, filiado ao PT, exerceu o cargo de vereador na Serra.
Ele aponta que, "geralmente, os partidos e os candidatos se articulam e trazem o plano de governo (quando o tem) e o impõe às pessoas" e ressalta que está refletindo sobre a "situação do País e da cidade da Serra" e acredita que "existe um espaço político a ser ocupado pelas pessoas que querem uma sociedade mais justa, fraterna e solidária".
O cenário político para 2024 não assusta o ex-vereador. Até agora, se apresentam como pré-candidatos o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos); o vice-prefeito, Thiago Carreiro (União); o ex-deputado Bruno Lamas (PSB); o vereador Igor Elson (PL); dois cotados do PT, a vereadora Elcimara Loureiro e o ex-deputado Roberto Carlos; o ex-prefeito Audifax Barcelos (PP); e o vereador Saulinho da Academia, do PDT, partido do prefeito Sergio Vidigal, que também poderá entrar na disputa.
"Nesse sentido, vejo-me, sem falsa modéstia, como um quadro político com perfil profissional e pessoal qualificado, a ser considerado como possível pretendente a gestor municipal", afirma Bento, que defende "a democratização cada vez maior do uso de bens e serviços públicos, além da participação da população nas instâncias do poder público, especialmente, nos governos municipais".
O ex-vereador já desenvolve uma pré-campanha, em redes sociais, e visitas as comunidades, visando resgatar o capital político acumulado como vereador e, também, quando exerceu cargos de direção de entidades representativas de moradores no município.
Conta que começou a trabalhar aos 10 anos, como vendedor ambulante nas praias de Vitória e Serra, construindo uma "longa história de realizações, até se aposentar, em 2015 como procurador da AGU no Estado". Fez curso de metalurgia da Escola Técnica Federal do ES (atual Ifes) e carreira nos serviços públicos estadual e federal - além da AGU, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Caixa Econômica Federal, Justiça do Trabalho e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - e atuou ainda como professor.
FONTE: Século Diário
Há 5 dias
Polícias Civil e Científica realizam operação em clínica odontológica para apurar fraude em medidor de energia elétricaHá 5 dias
300 pés de maconha: polícia desmonta laboratório de drogas em Vila VelhaHá 5 dias
Candidata move ações contra advogados por fake news na eleição da OAB-ESHá 5 dias
Policiais penais que escoltavam preso sem algemas são afastados das funçõesHá 5 dias
PL de Lucas Polese, que proíbe visita íntima em presídios, é considerado inconstitucional