15/06/2023 às 08h41
681
Redacao
Vila Velha / ES
Vizinhos ouviram gritos quando a empregada doméstica Marta Evangelista dos Anjos Souza, de 48 anos, foi morta a facadas pelo ex-companheiro Ailton Ferreira dos Santos, de 56, no bairro Teófilo Figueiredo, em Ecoporanga, no Noroeste do Espírito Santo, na noite de terça-feira (13). Os moradores contam que as ameaças do homem eram frequentes. Segundo as investigações policiais, a mulher foi morta dentro de casa pelo suspeito, que depois tirou a própria vida.
Ailton e Marta moraram juntos no imóvel por cerca de dois meses, até que a mulher decidiu romper o relacionamento. Desde então, os moradores dizem que ele tentava intimidá-la, porque tinha ciúmes da ex-companheira. Na última sexta-feira (9), o homem chegou a ir até o local do crime. A polícia foi acionada no dia, mas ele fugiu antes.
“Eu ouvia direto, eles brigavam. Ele não deixava ela ter amigos, não deixava ela sair. Era sempre do serviço para casa. Sexta-feira, ele veio e tentou entrar na casa, queria conversar. Ela ligou para a polícia. Antes da polícia chegar perto dele, ele fugiu”, relembra uma vizinha, que não quis ter o nome revelado.
Marta Evangelista dos Anjos deixa uma filha. Ela era vista pelos moradores como uma pessoa tranquila, educada e que cumprimentava todos no bairro. Luciana Souza morava ao lado de Marta e lembra da companheira de conversa. "O pessoal do bairro gostava dela. Ela era quieta, mas nós sempre conversávamos, era uma boa vizinha. O Ailton sempre perturbava ela, depois do fim do relacionamento, e ela dizia para ele ir embora. Na época do relacionamento, eu via ele de vista, e não parecia que ele faria algo assim", conta a moradora.
No dia do crime, por volta das 21h, Ailton chegou ao local de moto e invadiu a residência. Marta estava conversando ao telefone e foi surpreendida pelo ex-companheiro. O homicídio ocorreu dentro do banheiro. A Polícia Militar chegou poucos minutos depois e encontrou Ailton ferido com o corpo deitado sobre o da vítima, que já não tinha mais sinais de vida.
“Ele chegou com a moto, pegou uma faca e entrou. Não sei se foi pela janela e deu a facada na mulher. Aí ficou tudo quieto, então ouvi um gemido de dor dele. Na hora em que ele chegou, a mulher estava conversando no telefone com uma amiga. Acredito que ela tenha ligado para a polícia. Pouco depois a polícia chegou, nós dissemos que ouvimos os gritos”, disse um vizinho, que também não quis se identificar para a reportagem.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou a morte de Marta no local e levou Ailton para o Hospital Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco. Ele teve a morte confirmada logo após dar entrada na unidade.
A Polícia Civil informou que o caso foi registrado como feminicídio, seguido de suicídio por arma branca, e segue sob investigação da Delegacia de Polícia de Ecoporanga, para elucidar as circunstâncias do ocorrido e a motivação. Familiares do casal foram até a delegacia para prestar depoimentos.
O corpo da mulher, de 48 anos, foi encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Colatina, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares. O homem, de 56 anos, havia sido socorrido para o Hospital, porém evolui a óbito. O corpo dele também foi encaminhado para o SML de Colatina, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.
FONTE: https://www.agazeta.com.br/es/policia/vitima-de-feminicidio-sofria-ameacas-do-ex-companheiro-em-ecoporanga-0623
Há 2 dias
Renzo Vasconcelos anuncia mais nove nomes para seu secretariadoHá 2 dias
Igreja do Rosário: obra de restauro será finalizada nesta terçaHá 2 dias
PSDB tem força na disputa pela Presidência da Câmara de CachoeiroHá 2 dias
Prefeito eleito de Laranja da Terra é acusado de compra de votosHá 2 dias
Recomendação do MP pode impedir empréstimo em Muniz Freire