anucie aqui * 728x90-1
Banner Prefeitura Vila Velha INTERNET
Banner Prefeitura de Cariacica
Prefeitura de Cariacica -  B OBRAS PELA CIDADE

ES terá cirurgia de prótese de joelho com auxílio de robô; entenda a técnica

A técnica é indicada principalmente para pessoas com desgaste avançado no joelho, como nos casos de artrose

Por Redação em 17/10/2026 às 01:00:05
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Espírito Santo terá, neste sábado (17), a primeira cirurgia robóticas para colocação de prótese total de joelho. Os procedimentos serão realizados no Hospital Vitória Apart Serra, com o auxílio do robô Cori, tecnologia que permite personalizar a cirurgia de acordo com as características anatômicas e as deformidades da articulação de cada paciente.

A técnica é indicada principalmente para pessoas com desgaste avançado no joelho, como nos casos de artrose, condição que pode provocar dor e limitar os movimentos, comprometendo a qualidade de vida.

Segundo o ortopedista Cid Moura Júnior, especialista em patologias do joelho do hospital e coordenador do Grupo de Estudos do Joelho do Espírito Santo, a tecnologia permite considerar as particularidades de cada articulação durante o procedimento.

“O robô tem duas câmeras que funcionam como um GPS. Sensores são posicionados no joelho do paciente, e o sistema acompanha a posição e os movimentos da articulação”, explica o médico.

De acordo com Cid Moura Júnior, como a artrose pode provocar diferentes graus de desgaste e deformidade, o recurso permite ajustar o planejamento cirúrgico às condições de cada paciente.

“Como a artrose provoca desgaste e deformidades que variam de uma pessoa para outra, a tecnologia permite avaliar essas particularidades e individualizar o procedimento, em vez de seguir um planejamento praticamente igual para todos os pacientes”, afirma.

Equipes passam por treinamento

Antes da realização do procedimento, o hospital promoveu, na sexta-feira (16), um treinamento para a equipe de enfermagem e os demais profissionais envolvidos. A atividade abordou o funcionamento do robô, os processos de esterilização e a integração da tecnologia à rotina hospitalar.

Para o diretor médico do Hospital Vitória Apart Serra, Rafael Brum, a chegada do equipamento representa um avanço na oferta de recursos tecnológicos para o atendimento aos pacientes.

“A chegada da cirurgia robótica de joelho ao Espírito Santo reforça nosso compromisso com a inovação e a qualidade assistencial, ampliando as possibilidades de um cuidado cada vez mais personalizado aos pacientes”, declarou.

Oito médicos capixabas estão credenciados para participar dos procedimentos: Bernardo Barroso, Cid Moura Júnior., Fabio Vassimon, Fabricio Nascimento, Gustavo Dalla Bernardina, Marcelo Martins, Victor Mazzini e Vitor Pinheiro.

Fonte: Folha Vitória

Comunicar erro
anucie aqui * 728x90-2
Banner Prefeitura Cariacica  A CARIACICA TE CHAMA

Comentários

728x90-3
Banner vila vela refins