anucie aqui * 728x90-1
Banner Prefeitura Vila Velha INTERNET
Banner Prefeitura de Cariacica
Prefeitura de Cariacica -  B OBRAS PELA CIDADE

Transformar realidades e formar cidadãos: histórias inspiradoras marcam o Dia do Professor em Cariacica

Neste 15 de outubro, alunos e educadoras de escolas municipais relatam como a vocação para

Por Redação em 15/10/2026 às 13:00:30

Neste 15 de outubro, alunos e educadoras de escolas municipais relatam como a vocação para ensinar ultrapassa as salas de aula, impactando vidas e construindo o futuro. Celebrado nesta quinta-feira (15), o Dia do Professor destaca a dimensão transformadora daqueles que dedicam o cotidiano à mediação do conhecimento e à formação cidadã. Nas unidades da rede pública municipal de Cariacica, histórias marcadas por dedicação, superação e afeto recíproco entre educadores e estudantes evidenciam que o compromisso com o ensino extrapola o conteúdo programático dos livros didáticos.

Consciência, gratidão e evolução em sala de aula

Na EMEF Iracy Gobbi, a rotina pedagógica é estruturada com base no acolhimento e no acompanhamento contínuo dos estudantes. Atuando no magistério desde 1993, a professora Ediene Maria Rangel Simões descreve a trajetória docente como uma jornada de gratidão e realização profissional. Vinda de uma família com profunda identificação com a área educacional — na qual quatro de sete irmãos seguiram a carreira no ensino —, a educadora enfatiza a satisfação de testemunhar o progresso individual de cada turma.

“Ser professora é gratidão e alegria. Quando você pega uma turma e vê a evolução e o desenvolvimento dela no final do ano, você sai satisfeita. Por mais que você batalhe durante o ano e enfrente desafios, chega no final e você vê a conclusão”, relata Ediene.

Para os estudantes do 4º ano Bernardo Sales e Maria Elisa Rosa, ambos de 9 anos, o suporte pedagógico contínuo fortalece o aprendizado e o discernimento sobre o papel da escola.

“É muito legal, ela ajuda quando a gente não tá conseguindo. Porque se não tivesse professor, ninguém ia ter aula, ninguém ia saber ler, não ia saber escrever”, reflete Bernardo.

Em demonstração de reconhecimento, Maria Elisa registra sua mensagem de admiração à educadora:

“Eu desejo muita felicidade para ela, por ela ter vencido na vida dela, conseguido terminar a faculdade dela, conseguido o trabalho dela, e que ela seja feliz o resto da vida”, expressa a aluna.

Vocação social e transformação na EMEF Vienna Rosetti Guterres

Na EMEF Vienna Rosetti Guterres, a professora Andresa Menini, com 15 anos de atuação no magistério, enxerga a sala de aula como um instrumento de intervenção e mudança social.

A identificação com o ensino manifestou-se ainda na infância, no município de Colatina, no interior do estado:

“Desde muito cedo eu digo que Deus me fez professora. Quando eu tinha 7 anos, pegava carvão de churrasco e usava a caixa d’água de eternite do meu terraço para dar aula para três filhos de uma família vizinha que não iam para a escola. Pegava uma bucha molhada para apagar e esperava secar para a próxima matéria. Eu não me tornei, eu nasci professora”, relembra Andresa.

Para a docente, a prática diária busca criar oportunidades para o desenvolvimento integral dos estudantes, preparando-os para as exigências sociais e cidadãs.

“Para mim é uma missão social. A minha luta é para mudar a realidade social deles, porque a educação mudou a minha. Sem o estudo, eles não vão conseguir mudar a sua realidade, ter um bom emprego e exercer seu papel na sociedade. Nós estamos aqui todos os dias batalhando por eles”, pontua a professora.

Fonte: Cariacica Noticias

Comunicar erro
anucie aqui * 728x90-2
Banner Prefeitura Cariacica  A CARIACICA TE CHAMA

Comentários

728x90-3
Banner vila vela refins