Equipamentos doados pelo Corpo de Bombeiros garantem maior agilidade nos resgates e apoio a banhistas na Praia da Sereia e em Itapuã. A equipe de Salvamento Aquático de Vila Velha passa a contar com um reforço estratégico na segurança dos banhistas: três pranchões doados pelo Corpo de Bombeiros Militar. Os novos equipamentos já foram destinados aos postos de guarda-vidas 01 e 02, localizados na Praia da Sereia (Praia da Costa), e ao posto 08, situado na Praia de Itapuã. A novidade visa dar mais velocidade ao atendimento de emergências e socorro a pessoas que se arriscam em travessias até as ilhas ou enfrentam correntes marítimas.
Com a incorporação dos pranchões, a estrutura de resgate ganha mais eficiência em intervenções de média e longa distância. No dia a dia, os profissionais do Salvamar utilizam o life belt (flutuador) e nadadeiras, além de disporem de bote inflável para operações mais complexas e distantes da faixa de areia.
O secretário de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha, coronel Marcelo D’Isep, ressaltou que o investimento em estrutura acompanha a conscientização dos frequentadores. “A prevenção e os cuidados necessários ao entrar no mar continuam sendo nossos principais aliados para evitar os riscos e garantir a segurança dos banhistas”, destacou o secretário, pasta responsável pela gestão do Salvamar.
O gerente de Salvamento Aquático, Luís Carlos Bastos, também reforçou a relevância do reforço material na rotina operacional: “Os equipamentos são essenciais para os resgates e proteção dos banhistas nas praias de Vila Velha. Graças a Deus temos tido êxito nas operações aquáticas”, afirmou.
Atualmente, o litoral e as lagoas de Vila Velha contam com uma força de trabalho composta por 120 guarda-vidas. A equipe atua diariamente, das 8h às 18h, distribuída em 26 postos elevados e padronizados — sendo 18 localizados nas praias da Costa, Itapuã e Itaparica, e 8 instalados nas praias e lagoas da Região 5.
Fonte: Vila Velha Noticias