O crescimento de conteúdos sobre saúde mental e comportamento nas redes sociais tem feito muita gente autoidentificar-se com características associadas a transtornos, Altas Habilidades e Superdotação e diferentes formas de funcionamento do cérebro. Mas essa identificação, sozinha, não é suficiente para um diagnóstico preciso.
Em entrevista ao Prof. Me. Fabricio Zavarise, colunista da Folha Vitória, a neuropsicóloga Sthéfany Alvarenga, pós-graduada em Neurociências (UFRJ) e em Neuropsicologia, Altas Habilidades Superdotação, Avaliação e Diagnóstico Psicológico, explica por que é preciso ter muito cuidado com o autodiagnóstico e reforça a importância da avaliação feita por um profissional qualificado.
Ela também fala sobre o uso do termo “neurodivergência”, explica a importância do diagnóstico para compreender o que acontece com com o cérebro de cada indivíduo e alerta para o risco de conteúdos nas redes sociais levarem a conclusões equivocadas.
A conversa teve como ponto de partida um artigo publicado pelo colunista intitulado “A escola saberá identificar Altas Habilidades e Superdotação?” e aborda ainda as Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD), que nem sempre se manifestam por meio de notas altas ou do desempenho escolar. Essas habilidades podem aparecer em diferentes áreas, inclusive no esporte. A Dra. Sthéfany explica também a Teoria dos Três Anéis, usada como referência na identificação de AH/SD.
Outro ponto discutido é a possibilidade de sobreposição de sintomas e características, o que pode provocar confusão entre diferentes diagnósticos. A neuropsicóloga também ressalta que AH/SD não estão necessariamente associadas aos espectros do autismo (TEA).
No Espírito Santo, A Dra. Sthéfany cita ainda o trabalho da Associação AMPLIAH, voltada ao apoio mútuo entre pais de crianças e adolescentes com Altas Habilidades e Superdotação, e destaca a importância de escolas preparadas para receber esses alunos, com estrutura e estratégias adequadas.
Assista à entrevista completa no canal do Folha Vitória no YouTube.
Folha Vitória